quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A falta de Diálogo com o telespectador talvez seja a pior falha das últimas novelas.


  Um dos principais motivos do êxito das telenovelas brasileira, e a adotacão de seu estilo próprio, diferente de novelas como as mexicanas e seu clássico dramalhão, lógico o modo de pensar, agir e os problemas que os brasileiros enfrentam são normalmente diferentes dos outros latinos. Essa foi a sacada do mestre, criada pela Globo e autores como Janete Clair, criar novela com a nossa identidade, romances com o ar mais cotidiano, as tramas das novelas de Janete eram tiradas muitas vezes de notícias de Jornais, assim a mesma criava um elo com a realidade do nosso país. Suas novelas logo se tornaram sucessos de repercussão, crítica e audiência.

  Nos anos 80 a Globo viveu seu auge, poucas de suas novelas se tornaram fracassos, as histórias faziam os brasileiros sonhar, se emocionar, as características dos personagens criavam afeição com os telespectadores( era uma reação em massa).

  Na década de 80,a Globo mesmo com a pressão política, ou muitas vezes internas, criou novelas polêmicas, que mostrava a realidade das vidas dosbrasileiros, nesta época que surgiram os grandes fenômenos de Nossa teledramaturgia: Roque Santeiro, Vale Tudo, O Salvador Da Pátria e Tieta.

  Ao mesmo tempo que essas tramas mostravam a realidade, elas mostravam como povo brasileiro é feliz, mesmo com os problemas.

  Mas parece que com o tempo a Globo foco menos na realidade de nosso país, assim as tramas começaram a perder a magia( salvo algumas exceções), o gosto cultural de nossos corações e consequentemente audiência. É só notar com as Novelas vem perdendo audiência des dos anos 90.

  Só resta a Globo e seus autores voltar a focar na realidade dos brasileiros de forma ampla, para os mesmo que perderam o interesse pelo gênero voltarem a acompanhar as novas tramas, afinal novela é pra divertir, emocionar e fazerem as pessoas sonhar , e para isso é preciso criar um elo em massa com os telespectadores, que nesses últimos anos vem se enfraquecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário